domingo, 18 de outubro de 2015

DEZ RAZÕES PARA BRINCAR!


Jardim de Infância da Estação
 

Dez razões para brincar!


“Quando tu me perguntas o que fiz hoje na escola,

E eu digo: - Eu brinquei.

Por favor não me interpretes mal,
Por enquanto eu brinco,  estou aprender.
“Hoje eu sou uma criança e o meu trabalho é brincar.” (Anita Wadley)
“O meu filho só vai para o jardim para brincar.” Quantas vezes ouvimos pais e familiares  a repetir esta frase? Inúmeras vezes. A crença de que a creche e/ou o jardim de infância só "servem” para a criança brincar é algo que já dura há um certo tempo. Não fosse pela conotação e caráter “banal” desta frase, não haveria mal algum, até porque consideramos a brincadeira como algo sério e que precisa de ser levado em consideração quando se trata de um desenvolvimento infantil saudável.
No princípio podemos levantar dez razões pelas quais consideramos  importante a brincadeira no desenvolvimento de infância:
1-    Ao brincar, a criança aprende sobre si mesma e sobre o mundo que a rodeia, portanto, a brincadeira é um elemento que contribui para a construção da identidade e  formação social e cultural do indivíduo;
2-     A brincadeira favorece a capacidade de interação. Brincando, a criança aprende a interagir com o outro, respeitando os seus limites, aprende sobre diversidade;
3-     Nas brincadeiras as crianças entram em contato com regras e normas sociais, sendo assim, são através das brincadeiras que elas conhecem e aprendem determinados valores e comportamentos sociais;
4-  Ao brincar, a criança consegue expressar, de forma muito mais espontânea, os seus sentimentos e emoções;
5- O desenvolvimento da linguagem oral, da expressão corporal e comunicação ampliam-se através das brincadeiras;
6-  A capacidade de imaginação, imitação, observação e criatividade são aspetos desenvolvidos no ato de brincar;
7-  Auto estima e autoconfiança são reforçadas nas brincadeiras;
8-  A brincadeira proporciona a aprendizagem de conceitos e conhecimentos científicos de forma significativa e rica, assim, a brincadeira desenvolve habilidades cognitivas;
9- Quando a criança brinca, ela consegue compreender determinadas situações conflituosas,  aprende a tomar decisões e a resolver problemas;
10-  O lúdico que envolve a brincadeira faz com que a criança se desenvolva em diversos aspectos (físico, emocional, psicológico e cognitivo) e cresça saudável e feliz;
Brincar na  casinha, no supermercado, de “motorista”, no salão de beleza, no consultório médico, na “escola”, no restaurante, de boneca/boneco, de carrinho, de bola, enfim, brincar é tão importante para a criança quanto estudar, alimentar-se, dormir, porque é também através da brincadeira que o seu intelecto, seu emocional e seu bem estar físico caminharão juntos, pois como diz Carlos Drummond de Andrade: “Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo”.    


Texto produzido por: Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves


Adaptado pelas docentes do jardim de infância da Estação