quarta-feira, 27 de abril de 2016

Alecrim


 Jardim de Infância de Izeda
 
No dia 20 de abril, numa das nossas saídas para observar a biodiversidade da nossa terra, encontramos esta planta.




Alecrim/Rosmaninho

 

Havia crianças que a conheciam e foram dizendo aos colegas o que sabiam sobre ela.Uma criança identificou-a como rosmaninho e disse que a tinha levado no ramo para a igreja. Uma outra disse que, na Páscoa, deu o ramo ao padrinho.








 As crianças cheiram o alecrim











Observamos algumas abelhas que passavam de flor em flor, sem parar, e falamos da função das abelhas.







 
 
 
As crianças escutam o zumbir
 das abelhas



Na sala, pesquisamos na Internet, e verificamos que já tínhamos falado de algumas das utilidades que as pessoas atribuem a este arbusto.




Baseando-nos na Wikipédia, recolhemos os seguintes dados sobre este arbusto.
 
“O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam- o como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.”
“Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas.”
“Toda a planta exala um aroma forte e agradável. Utilizada com fins culinários, medicinais e religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia,”
“A sua flor é muito apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.”
Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.
A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante às pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir.
 


Texto e fotografias da docente: Ilda Henriques